quarta-feira, 6 de abril de 2016

Palco do Saber

O que é o palco do saber

O projeto Palco do Saber é uma olimpíada de conhecimentos, uma competição educacional realizada através de eliminatórias nas escolas com premiação na final disputada entre alunos do 9º ano da rede Estadual e Municipal, ou seja, alunos do último ano do ensino fundamental, das escolas municipais e estaduais do município de Santa Cruz do Sul. 

Período de realização

O Palco do Saber compreende cinco fases e o ocorre de março a novembro, conforme cronograma descrito neste projeto.

Os objetivos

- Proporcionar principalmente a busca pelo conhecimento e o interesse dos alunos da rede pública pelo seu próprio crescimento.
- Desenvolvimento do espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão, a promoção e a integração entre estudantes das diversas escolas de Santa Cruz do Sul.        
- Estimular jovens que se encontram em processo de formação educacional;
- Incentivar melhores níveis de desempenho dos alunos em cada modalidade;
- Proporcionar aos participantes oportunidades de vivenciar, em teste, situações semelhantes às que eles enfrentarão na vida profissional;
- Estimular o permanente aprimoramento do processo de educação profissional.

Histórico

1ª EDIÇÃO ( 2014 ):
UNIVERSO: 42 instituições entre escolas municipais e estaduais
ESCOLAS PARTICIPANTES: 31 escolas
APROVEITAMENTO: Participação de 70%
ALUNOS PARTICIPANTES: 218 duplas de alunos
QUESTÕES PARA EXECUÇÃO: 3.723 questões cadastradas
2ª EDIÇÃO ( 2015 ):
ESCOLAS PARTICIPANTES: 38 escolas
APROVEITAMENTO: Participação de 90%
DUPLAS DE ALUNOS INSCRITOS: 249
ALUNOS PARTICIPANTES ATIVOS: 498
ALUNOS PARTICIPANTES PASSIVOS: 3.260
QUESTÕES APLICADAS: 719
BATERIAS DE PERGUNTAS: 215
BATERIAS DE DESEMPATE: 43
TOTAL DE RESPOSTAS: 3.878
RESPOSTAS CERTAS: 3.125
RESPOSTAS ERRADAS: 753

Cronograma

O Palco do Saber prevê cinco fases distintas:
  1. Lançamento:  coquetel de apresentação do projeto.
  2. Inscrições:  Período para as escolas definir as questões e as duplas de alunos que irão representá-las e efetuar a inscrição via site do evento.
  3. Validação das Questões: Análise das questões enviadas pelas escolas pelo comitê pedagógico.
  4. Eliminatórias: Período de realização das eliminatórias em cada escola conforme cronograma de datas agendadas
  5. Grande Final:  Reunindo todas as duplas campeãs das eliminatórias para disputar o 1º, 2º e 3º lugares.

Premiação

Na final haverá premiações para as três primeiras duplas vencedoras, para o Professor responsável e Escola da dupla Campeã.

Premiação

Regulamento


PALCO DO SABER 2016
REGULAMENTO


LANÇAMENTO
Um representante da direção, juntamente com o professor responsável pela etapa eliminatória, de cada escola, serão convidados para o encontro de lançamento e apresentação do evento, agendado para o dia 15 de março de 2016, às 9h, na sala 101 da UNISC.

PARTICIPAÇÃO
Poderão participar alunos do 9º ano das escolas das redes estadual e municipal, do município de Santa Cruz do Sul. Cada escola inscrita levará uma dupla de alunos (vencedora de sua eliminatória) classificados para a etapa final.
A fase classificatória do Palco do Saber acontecerá nas escolas inscritas, nos meses de junho a outubro de 2016. A grande final será realizada no mês de novembro. A confirmação do dia e local da grande final será informada às escolas até o final do período das eliminatórias.

CRONOGRAMA DAS FASES
AtividadeData/horárioLocal
Reuniões de planejamentoNov/15 a fev/2016Gazeta
Coquetel de lançamento15/mar/16 às 9hSala 101 Unisc
Período de Inscrições17/mar a 02/maiVia site do projeto
Validação das QuestõesAté 06/jun6ªCRE, SMEC e Unisc Escola
Eliminatórias15/jun a 28/outNas Escolas
Grande Final1ª quinzena de novembro (dia e local a definir)

INSCRIÇÕES
As escolas públicas de Santa Cruz do Sul poderão inscrever-se no evento de 17 de março a 02 de maio,preenchendo formulário de inscrição disponibilizado no site: www.palcodosaber.gaz.com.br. As escolas interessadas poderão inscrever: no mínimo três e no máximo oito duplas.

FICHA DE INSCRIÇÃO
Constarão na ficha de inscrição os seguintes itens:
  • CNPJ da Escola:
  • Nome da escola:
  • Professor responsável pelo evento na Escola:
  • E-mail do prof. responsável:
  • Fone do prof. responsável:
  • Número de duplas participantes da escola para a fase eliminatória:
  • Nome completo das duplas:
  • Tamanho das camisetas para as duplas de alunos (P, M, G ou GG):
  • Turno da eliminatória (manhã ou tarde):
  • Sugestões de datas para a eliminatória na sua escola:
  • Questões com alternativas de respostas conforme critérios abaixo.
 
Depois de encerrar o período de inscrições no site, em caso de eventuais substituições de duplas, a escola deverá solicitar alteração com mínimo de uma semana de antecedência do dia da execução de sua eliminatória.

QUESTÕES:
As questões/perguntas para as etapas nas escolas e para a grande final serão elaboradas pelos educadores de cada instituição inscrita no evento, divididas em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.
Para elaborar as questões, os educadores deverão utilizar os conhecimentos das disciplinas do ensino fundamental aplicados no primeiro semestre do 9º ano e postar, juntamente com o preenchimento de sua inscrição através do site do projeto (www.palcodosaber.gaz.com.br).
Nesta 3ª edição será constituído um novo banco de dados com novas questões para aplicação nas baterias de perguntas nas eliminatórias e final. Estas novas questões após encerrado o período de inscrições, passarão por uma banca pedagógica para validação e classificação por nível de dificuldade. Esta classificação permitirá elevar o nível de dificuldade das questões na final.
Para viabilizar esta qualificação, atendendo sugestão dos próprios educadores, solicitamos que os professores das escolas preferencialmente formulem novas questões. Caso queiram inscrever as mesmas de edições anteriores, pedimos que revisem a construção da questão e as opções de respostas, que neste ano devem conter quatro alternativas (A, B, C e D).
As escolas devem inserir 60 (sessenta) questões, sendo 15 (quinze) questões por área do conhecimento:
  • 15 (quinze) da área de Ciências Humanas (História e Geografia);
  • 15 (quinze) de Matemática – lembrar de que não devem ser incluídas questões com gráficos/tabelas;
  • 15 (quinze) de Ciências da Natureza e
  • 15 (quinze) de Linguagens (Português, Inglês e Educação Física).
As questões deverão ser objetivas e contextualizadas, com 4 (quatro) alternativas de respostas, sendo apenas uma alternativa correta, respectivamente assinalada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário