Mediação de Conflitos


 Gestão de Conflitos

O conflito é uma situação absolutamente natural não é um problema. O problema é lidar com a situação, como tornar isso uma aprendizagem, pois nem todo conflito é gerador de violência.
 Para mediar um conflito precisamos ter uma boa escuta, nos colocarmos no lugar do outro, usar adequadamente as palavras para a comunicação e através do diálogo entender o sentimento e a necessidade da outra pessoa.
Podemos utilizar algumas técnicas para gestar conflitos, tais como: a comunicação não violenta, os círculos de construção da paz, a justiça restaurativa e a mediação de conflitos.
O Setor Pedagógico da 6ª Coordenadoria Regional de Educação vem desenvolvendo algumas técnicas para melhorar a relação entre colegas, professor x aluno e aluno x aluno. A Assessora Pedagógica Marlei Eliane Tuchtenhagen construiu com os Setores, Pedagógico e Recursos Humanos, círculos de construção da paz em busca de boas relações para um bom trabalho em equipe. Também aplicou esta técnica com professores e funcionários da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas e com alunos da EEEM Ernesto Alves de Oliveira. Além disso, ministrou palestras em escolas e para o Curso Normal envolvendo a comunicação não violenta. Trabalha a mediação de conflitos na Coordenadoria e até mesmo nas escolas quando solicitado e/ ou necessidade.





Um comentário:

  1. Acesse o link que segue e acompanhe as publicações da colega Marlei Eliane Tuchtenhagen do Pedagógico da 6ªCRE, responsável pela Sala de Mediação e CIPAVE. Se você é responsável pela mediação de conflitos na sua escola ou gosta de acompanhar o que acontece nesta área, seja um seguidor deste blog e receba no seu e-mail mensagens sempre que a página for atualizada. Na página da CIPAVE foi inserido um formulário para preenchimento de informações referente ao mês de março. Confirme se a pessoa responsável na sua escola já o fez. Como é uma inovação alguns colegas ainda não tem conhecimento deste espaço, pedimos por gentileza, que colabore com a escola e mostre a todos este link.
    Faça comentários por aqui, ou na página ao final do formulário tem a caixa no blog para fazê-lo. Você receberá um pedido de login para poder comentar.
    Se tiver algum material que mereça destaque envie para o email do pedagógico aos cuidados da Marlei ou da Nuria para que seja analisado e se aprovado, faremos a postagem.
    Agradecemos toda e qualquer ajuda. Vamos nos comunicar e multiplicar os casos de sucesso, para que possam ser usados como exemplo.

    ResponderExcluir